Oito anos à frente da Prefeitura Municipal de Diamantina e quase uma vida dedicada à política. Além de prefeito, Gustavo Botelho Júnior foi vereador por 3 mandatos e secretário de governo nas duas últimas gestões do prefeito João Antunes de Oliveira.
Essa é a resumida biografia política do convidado desta última segunda feira [28/09], data referente à 24ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Diamantina. O convite feito ao ex-prefeito partiu da necessidade de prestação de esclarecimentos relativos à sua gestão, decorrente de requerimento feito pelo Presidente da Câmara, Marcos Fonseca, juntamente com o vereador Lourival Alexandre.
A sessão de perguntas e considerações feitas pelos vereadores durou cerca de três horas e foi assistida por aproximadamente 150 pessoas, com destaque para a presença maciça de jovens aprovados no concurso da Guarda Municipal Patrimonial, realizado pela administração passada, e que até a presente data aguardam o ato de posse por parte do poder executivo para ocuparem os seus cargos.
Entre as principais perguntas direcionadas ao ex-prefeito, não faltaram questionamentos a respeito da situação financeira em que a prefeitura foi entregue a atual administração do prefeito Padre Gê. “Realmente não existiam recursos financeiros em caixa, mas em contas bancárias (agências do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e da Caixa Econômica Federal), até 31 de dezembro de 2008, possuíamos exatamente R$ 8.100.235,19. Essa importância estava diluída entre diversas contas, sendo que algumas de livre movimentação e outras vinculadas a convênios e a licitações existentes”, relatou Gustavinho.
Além das questões financeiras, o ex-prefeito explicou questões ligadas aos processos licitatórios, Banda Mirim, Pró-Saúde, Guarda Municipal, implantação de tele-centros, Praça de Esportes, asfaltamento do bairro Cazuza, Maria Orminda e Avenida Sylvio Felício dos Santos, obras do Estádio de Futebol, casas populares, legalidade do apostilamento de servidores municipais, plano de carreira, estrutura administrativa, precariedade do transporte urbano e repasses para associações filantrópicas.
O Presidente da Câmara destacou a importância dos esclarecimentos feitos pelo ex-prefeito. “Temos que entender melhor o passado para podermos trabalhar com mais eficiência no futuro. Outras autoridades serão convidadas para prestar esclarecimentos ao legislativo”, explicou Marcos Fonseca.
Para o vereador Cássio Moreira a reunião foi mais harmônica que o esperado. “Temos agora dados importantes para esclarecer as dúvidas do vereador Lourival. Todas as afirmações feitas pelo ex-prefeito serão analisadas minuciosamente”, concluiu Moreira.
Já ao final da sessão, o ex-prefeito teceu comentários relativos a uma dura afirmação referente a pagamentos efetuados sem a necessária apresentação de notas fiscais.
A Câmara de Diamantina disponibiliza todas as quartas-feiras o áudio das reuniões ordinárias. Caso queira escutar na íntegra as reuniões, acesse o nosso Arquivo de Áudio (coluna esquerda do nosso portal: http://www.camaradiamantina.com.br/).
___________
Ricardo Maciel
Jornalista
ASCOM - CMD
Jornalista
ASCOM - CMD
Fatos esclarecidos, resta a pergunta:
ResponderExcluire agora, José?
Ou melhor: e agora Sr Gê?
Dá pra explicar o por que desses dez meses de marasmo???????