Desenvolvido em parceria entre o Governo de Minas e a Fundação Vale, o projeto Estação Conhecimento oferecerá cursos profissionalizantes e atividades culturais e físicas a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com a Secretária Elbe Brandão essa é uma grande conquista para a região, tendo em vista que a Vale desenvolve esse tipo projeto apenas em localidades que a empresa atua, como é o caso de Tucumã-PA, onde foi implantada a primeira Estação Conhecimento.
"Essa parceria inédita vai possibilitar a formação das pessoas para que o Jequitinhonha possa entrar com maior participação na economia de Minas Gerais, porém o sucesso do projeto depende da atuação, em conjunto, de todos os atores do poder público regional,” explicou a Secretária Elbe.
O formato adotado para a gestão do projeto será de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com atuação compartilhada entre a Fundação Vale, poder público e sociedade civil.
A Estação Conhecimento vai atender também à população adulta, com cursos de excelência, além de oferecer espaço para comercialização de produtos da comunidade rural. "A Escola vai até a comunidade e organiza a sua produção. Vamos desenvolver planos de negócios para cada produtor", detalhou Silvio Vaz, diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce.
A secretária Elbe, adiantou que o espaço tem a sua implantação prevista para 2011 e que foi fundamental a participação do Vice-Governador Antônio Anastasia nas negociações. Ela lembrou ainda que a aliança e a maturidade política existente entre o poder legislativo e executivo diamantinense foram fundamentais para a escolha de Diamantina como sede da Estação.
Nos próximos dias será convocada uma nova reunião onde serão abordados temas relativos ao início das articulações para a implantação do projeto na cidade. O vereador Marcos Fonseca, atual presidente da Câmara de Diamantina, antecipou que a reunião contará com as presenças do Vice-Governador de Minas e diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce. “Diamantina está mostrando o valor das parcerias. O trabalho desenvolvido em conjunto fortalece a cidade e torna mais digna a vida do diamantinense,” concluiu Fonseca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário