quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

VEREADORES SE REÚNEM COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO PARA DISCUTIREM QUESTÕES LIGADAS À IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UFVJM




Os olhares do Vale do Jequitinhonha, nessa última quinta-feira [04/12], estavam todos voltados para Brasília. Dalí, da cidade idealizada por JK, sairia a resposta para uma pergunta que não quer se calar: Qual o destino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM? Diamantina ou Teófilo Otoni?

Em meio a um tsunami de especulações políticas e teorias infundadas, a população dos dois Vales se contamina com informações maliciosas e extremamente tendenciosas.

Preocupados com o reflexo causado por tanta informação truncada, uma comitiva composta por 6 vereadores diamantinenses e diversas autoridades políticas da região participaram de uma audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para entenderem melhor o posicionamento do MEC a respeito deste dilema.

Logo no início da reunião, o Dep. Federal Saraiva Felipe dispara: “Estamos aqui, senhor Ministro, com o Vale do Jequitinhonha em peso, e esse pessoal quase veio com a cara pintada para guerra”. De forma amistosa e simpática, o Ministro Fernando Haddad responde: “Tem alguma coisa errada então, aqui é o Ministério da EDUCAÇÃO”.

Apesar de um começo de reunião descontraído, o Ministro pode notar claramente a preocupação dos representantes do Vale do Jequitinhonha, e, de forma veemente, alertou a todos os presentes: “Nós [MEC] não fazemos nada aqui com base em disputas políticas, isso não nos interessa, nós estamos construindo 104 campus universitários no País, além de 214 unidades da rede federal de educação profissional e 720 pólos da Universidade Aberta do Brasil. Então nós estamos falando de mais de mil municípios contemplados com a rede federal. Até hoje nós não temos sequer uma queixa, por isso nós não vamos admitir que em um curso isolado venha a ter brigas e disputas”.

Segundo o Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Professor Pedro Ângelo, o projeto para a implantação do curso de medicina aprovado pelo Conselho Universitário - CONSU e encaminhado ao MEC, é baseado no modelo do sistema anglo-saxônico adotados por vários países dos Estados Unidos e Europa. O Reitor explicou que, de acordo com o projeto, os 3 primeiros anos serão de bacharelado em ciências da saúde e, após a conclusão do ciclo básico, o curso é desmembrado em duas turmas, a metade fica em Diamantina e a outra parte vai para o campus de Teófilo Otoni para a conclusão da parte prática. Lembrando que o estudante terá que escolher previamente onde será cursado a parte prática.

O Ministro disse ainda que, primeiramente, serão defendidos os direitos dos estudantes, para que eles possam ter uma boa formação. “Com certeza queremos atender e festejar com a região, é isso que nós queremos. Agora, eu já vi cada coisa nos jornais que não tem nenhum fundamento; dizendo que eu afirmei isso, que falei aquilo. Estamos em um processo incrível de expansão da educação, porém, tudo é baseado em planejamento, a população e principalmente as lideranças políticas precisam entender isso”, salientou Haddad.

Para o Presidente da Câmara de Diamantina, Vereador Marcos Fonseca, e demais vereadores a audiência com o ministro foi extremamente importante e esclarecedora. “Foi ótimo esse encontro, principalmente para mostrar a região que as lideranças políticas estão unidas em prol desse sonho. Não queremos de forma alguma o curso apenas para beneficiar o Vale do Jequitinhonha, seria uma injustiça tremenda, haja vista que o Vale do Mucuri também sofre com a escassez de médicos na região. Temos que unir forças e mostrar que os dois Vales são merecedores desse benefício. O Brasil deve isso a esses Vales. Tenho certeza que o ministro e seus técnicos serão sensíveis a essa nobre causa,” finalizou Fonseca.

O Ministro informou que pedirá à Secretaria de Educação Superior – SESU, mais agilidade na análise do projeto para que esse assunto possa ser resolvido o mais breve possível.

Participaram da audiência com o Ministro da Educação:

·Saraiva Felipe, Deputado Federal;
·Almir Paraca, Deputado Estadual;
·Professor Pedro Ângelo, Reitor da UFVJM;
·Padre Gê, Prefeito de Diamantina;
·Dr. Miguel Pontes – Vice-Prefeito de Diamantina;
·Dr. Ricardo Rocha – Prefeito de São G. do Rio Preto e Presidente da AMAJE;
·Roberto Alcantra – Prefeito de Jequitinhonha e Presidente da UMVALE;
·Maria do Carmo Ferreira da Silva (Cacá) - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República;
·Marcos Fonseca – Vereador, Presidente da Câmara de Diamantina;
·Lourival Alexandre, Vereador;
·Cássio Moreira, Vereador;
·Goretti Canuto, Vereadora;
·Maurício Maia, Vereador;
·Sebastião de Jesus, Vereador;
·Professor Marcos Pimenta, Diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/UFVJM.


Ricardo Maciel
Jornalista
ASCOM – C.M.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário