sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lançamento do livro João Antunes Vozes e Visões


João Antunes Vozes e Visões é o livro sobre a trajetória do médico e político, três vezes prefeito de Diamantina, que será lançado no Mercado Velho da histórica cidade mineira no dia 28 de novembro, a partir das 20.30 horas. A festa de lançamento integra as comemorações do décimo aniversário de reconhecimento de Diamantina como Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura - UNESCO em dois de dezembro de 1999, em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Marrakech, no Marrocos.


Nascido em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Dr. João, como era chamado, formou-se em Medicina pela UFMG e radicou-se em Diamantina, no final da década de 1940. Por mais de cinco décadas, ele exerceu a atividade médica na cidade que o adotou. Foi também professor e diretor da Faculdade Federal de Odontologia - embrião da atual Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -, elegendo-se em 1970 para o seu primeiro mandato como prefeito. Em 1988 e 1996, Dr. João seria eleito novamente, encerrando a carreira política em 2000. Entre as realizações, a do reconhecimento mundial é a que melhor simboliza o seu compromisso com o futuro de Diamantina.


Sem pretensões biográficas, o livro procura desvendar, na verdade, a trajetória do médico e do político a partir dos intensos anos da década de 30 do século passado, contada em entrevistas pelo próprio Dr. João. No segundo e terceiro capítulos do livro, que tem 232 páginas, médicos e políticos que conviveram com ele registram as lembranças sobre o personagem singular, seguindo-se o capítulo “Vozes do povo”, no qual comerciantes, motoristas de táxi, profissionais liberais e donas de casa, em 37 entrevistas, tecem, por sua vez, as suas impressões. O posfácio, intitulado “Traços e riscos: grafita-se a lenda”, de autoria da escritora Vera Felício, analisa e costura, por fim, a unidade entre os depoimentos e as entrevistas.


Obra coletiva, o livro João Antunes Vozes e Visões foi organizado por Américo e Carolina Antunes. A festa de lançamento no Mercado Velho, no dia 28 de novembro, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, da Nota Comunicação e da Terrazul.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL FAZ DURAS CRÍTICAS À MOROSIDADE DO PODER EXECUTIVO


Hoje venho a esta Tribuna para manifestar minha indignação, principalmente em relação aos pronunciamentos em rádio, veículo forte de comunicação, sendo utilizada para fazer propagandas maldosas, tentando denegrir a imagem de tão importante órgão público, esta Casa Legislativa, composta por Vereadores sérios e preocupados com o desenvolvimento de Diamantina.

Diamantina! Quando vamos ver o desabrochar dessa tão badalada flor do desenvolvimento?

É tempo de verdade, o povo não suporta mais tantas e tantas reuniões, informações floridas e vazias, de um executivo ainda em lua-de-mel com a política, perdendo tempo com o passado e deixando fugir, das próprias mãos, uma solução para fazer Diamantina crescer. Um Executivo imaturo, justificando falhas na administração e atribuindo culpas a um órgão sério, que vem mostrando competência e parceria junto às esferas estadual e federal. Um órgão que vem exercendo suas funções: cooperando, legislando, fiscalizando e informando as suas ações, à população, com segurança, sem enganações e sem vender falsas ilusões. A insegurança política do executivo o deixa sem rumo e sem direção, numa busca cega por culpados ou responsáveis pelo mal andar administrativo.

Um ano já se foi! Onde estão os resultados positivos da saúde, das obras, dos compromissos sociais, do esporte e do prosperar da nossa região? "O sol é para todos, a sombra para poucos", de que vale ganhar uma política e não poder cumprir com os compromissos de campanha? O fardo é pesado, não adianta tentar carregá-lo sozinho.

"Não julgues para não seres julgado". A Câmara possui uma função, tem um estatuto, um regimento interno próprio, o que a torna um órgão independente, que está sempre mantendo o seu compromisso direto com toda população, população essa que nos legitimou, com seu voto, o direito de representá-la politicamente e socialmente.

Órgão compromissado com a população, dando a todos a certeza de que estamos exercendo realmente as nossas funções. Vereadores distintos, e não submissos ao Executivo, sempre presentes e parceiros na legalidade de seu exercício, dando pareceres positivos no que realmente eleva a sociedade, sem protecionismo e sem discriminação.

Somos aqui nove vereadores com ética e caráter, cooperando uns com os outros no desenrolar de seus compromissos legais com seus eleitores e com cada cidadão diamantinense.

Executar as nossas indicações, não é favor nenhum do Executivo, mas sim compromisso com a população, e respeito para com o dinheiro público. Prefeitura não é parque de diversões, é um órgão sério que tem de passar segurança e confiança para todos seus funcionários e para a sociedade.


Vale a pena lembrar: as eleições municipais já aconteceram, assuma de vez o compromisso com Diamantina, não deixando deteriorar o existente e trazendo prosperidade para toda a região.

Falsas informações de que a Câmara não deixa acontecer o desenrolar administrativo só prejudica e atrasa o crescimento de Diamantina.


Obrigado!


Marcos Fonseca
Presidente da Câmara Municipal de Diamantina


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROERD PEDE AJUDA AO EXECUTIVO


A 27ª reunião ordinária desta segunda-feira contou com a participação dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) – sargentos Sidney e Jorge Dias, e soldado Marcelo Brandão.

O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

Segundo o Sargento Sidney, na terça-feira [10/11], às 16hs, no salão de Reuniões da Câmara Municipal, será realizada uma reunião entre representantes do executivo, diretores escolares, vereadores e pais de aluno para tratarem de assuntos ligados à manutenção do programa em Diamantina. “Amanhã vamos propor ao executivo a celebração de um convênio para que o PROERD possa continuar direcionando nossas crianças e adolescentes para o caminho do bem, longe das drogas e da violência”, salientou o Sargento.

O Sargento Jorge Dias chamou a atenção para a importância deste convênio para que o PROERD ganhe força e cumpra o seu papel social. “Estamos passando por um momento difícil, não possuímos recursos suficientes para garantir a formatura da turma que vai concluir o curso no final de 2009. Esse convênio é de fundamental importância para a sociedade como um todo”, alertou o instrutor.
_________________________________
visite o site oficial da câmara:
http://www.camaradiamantina.com.br/


Ricardo Maciel
ASCOM/C.M.D

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VEREADORES HOMENAGEIAM VICE-GOVERNADOR COM O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE DIAMANTINA DURANTE CERIMÔNIA DE ASSINATURA DE CONVÊNIOS.





Poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada assinaram, nesta terça-feira (3), o protocolo de intenções que vai levar mais empreendedorismo, criatividade e inovação ao Vale do Jequitinhonha. Em Diamantina, o vice-governador Antonio Anastasia presidiu a solenidade de autorização para a construção da primeira Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico em Minas Gerais. O programa é desenvolvido pela Fundação Vale e a sua implantação e gestão no Estado serão realizadas em parceria com o Governo de Minas. A Vale investirá cerca de R$ 10 milhões na unidade, que oferecerá cursos profissionalizantes e atividades com ênfase em esporte, arte e cultura a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios da região. O início das atividades está previsto para 2010.

“A Vale, em excelente hora, decidiu colocar o projeto aqui no Vale do Jequitinhonha, albergando e cobrindo todos os municípios da região, numa ação bastante coordenada, em parceria com os prefeitos, vereadores, sociedade civil e lideranças comunitárias, para termos um trabalho com o tripé formado por esporte, qualificação e cultura, a favor da nossa juventude e da nossa população”, ressaltou Anastasia, que ainda reiterou importância das parcerias para o andamento de um projeto.

Esta é a primeira vez que Fundação Vale investe recursos em uma região fora da sua área de operações. A escolha do Alto Jequitinhonha se deve à prioridade que o Governo de Minas vem dando ao Norte e Nordeste do Estado.

“Diferentemente de qualquer outra, essa Estação Conhecimento vai atender 23 municípios. Vai ser um exercício de integração e criatividade”, ressaltou o presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz. Uma unidade da Estação Conhecimento já foi implantada em Tucumã, sudeste do Pará e outros 15 núcleos devem ser instalados até 2015 nos estados de Minas Gerais - onde estão sendo implantadas unidades em Brumadinho e Nova Lima -, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando diretamente 30 mil crianças e adolescentes.

Além da implantação da Estação Conhecimento de Diamantina, a Fundação Vale vai investir R$ 1 milhão no Turismo Solidário e no Programa de Capacitação de Cisterneiros, desenvolvidos pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). O Termo de Cooperação Técnica e Financeira vai garantir ainda a replicação da metodologia do Turismo Solidário para outros estados, especificamente, Pará e Maranhão, onde a Fundação já possui a Estação Conhecimento instalada.

O Turismo Solidário é desenvolvido em 20 localidades do Vale do Jequitinhonha e tem como principal objetivo incentivar o crescimento do fluxo de turismo na região e em outras localidades do Norte de Minas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, que são capacitadas para receber turistas em suas próprias residências.

“O Turismo Solidário foi a porta de entrada das nossas conversas com a Fundação Vale, graças às riquezas naturais e culturais do Vale do Jequitinhonha e da proposta inclusiva do programa, que se alinha com a missão da Fundação”, explica a secretária Elbe Brandão, satisfeita com a ampliação dos investimentos que vai garantir a continuidade do programa.

Ainda em Diamantina, o vice-governador e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, assinaram ato de autorização para a implantação do Centro Avançado em Biomateriais. Por meio da Sectes e da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Governo de Minas vai destinar R$ 895 mil ao projeto.

Combate a incêndio

Com recursos arrecadados por meio da taxa de incêndio, o Governo de Minas faz a entrega de quatro veículos autobomba tanque para as unidades do Corpo de Bombeiros de Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei e Sabará. Cada viatura tem o valor de R$ 557 mil e o investimento total, para as quatro cidades, é de R$ 2,22 milhões. O vice-governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (3), para a unidade de Diamantina, a viatura que passará a atender a cidade. As outras serão entregues pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Gilvam de Almeida Sá, nos dias 4, 5 e 17, respectivamente em Ouro Preto, São João del-Rei e Sabará.

“Essa viatura vai guardar, proteger e preservar esse patrimônio único da história de Minas Gerais, do Brasil e da humanidade, que é Diamantina” disse Anastasia ao lembrar que 60% do patrimônio histórico brasileiro está em Minas Gerais.

Os veículos foram projetados especialmente para atender às demandas nas cidades históricas de Minas Gerais. As ruas estreitas, acidentadas,com grandes subidas e descidas, e escorregadias são características desses municípios. Tais fatores dificultam que a viatura comum de combate a incêndio atenda ocorrências. Além de possuírem tração 4X4, essas viaturas são mais curtas e têm o ângulo alto, facilitando o acesso às ruas históricas.

“Inspirado no modelo do choque de gestão, comandado pelo nosso vice-governador Antonio Anastasia, temos moldado um Corpo de Bombeiros mais presente em todo o Estado, buscando fazer a proteção pública e do patrimônio com total eficácia”, completou o comandante da instituição.

Durante a solenidade, Anastasia recebeu o Título de Cidadão Honorário de Diamantina. A autoria do projeto é do presidente da Casa, o vereador Marcos Fonseca, e foi aprovado de forma unânime pelos integrantes da Casa.

“Dos 853 municípios mineiros, e eu como vice-governador de Minas, evidentemente, não faço qualquer distinção entre eles, Diamantina, pela sua história, características, tradição, cultura, serenatas, musica, hospitalidade, culinária, pelo amor e gentileza de sua gente, recebe, de todos nós mineiros, um sentimento de que é a nossa segunda casa”, disse Anastasia ao agradecer por se tornar um cidadão da terra de Xica da Silva, do contratador de diamantes, de Juscelino Kubistchek de Oliveira.

“Nesta data é real dizer que sonhar vale a pena. Data que será inesquecível para todos nós diamantinenses e tantos outros que aqui se profissionalizaram em seus estudos ou que vivem aqui nesta mágica cidade, que hoje honrosamente nós dá o privilégio de termos mais um grande nome para compor e somar à nossa história”, disse o presidente da Casa, Marcos Fonseca, ao se referir ao vice-governador.






Fonte: Agência Minas